Energias Renováveis
A energia fotovoltaica
Em apenas uma hora o sol proporciona mais energia para a Terra do que o mundo usa em um ano inteiro. Esta energia solar pode ser utilizada de muitas maneiras, por meio da utilização de energia fotovoltaica (PV), por exemplo.
Energia Fotovoltaica
Diagram of a solar cell:
1.) negative electrode
2.) positive electrode
3.) n-silicon
4.) p-silicon
5.) barrier layer
Tecnologias e aplicações
As células fotovoltaicas permitem que a luz solar possa ser convertida diretamente em energia elétrica. Cargas positivas e negativas são separadas por energia de radiação na célula solar e recolhidas para utilização com os dois pólos da célula, da mesma maneira que numa bateria. Um número específico de células solares (por exemplo, 48) são combinadas e ligadas para formar um módulo solar. Assim, o módulo solar é o coração de um sistema fotovoltaico, e a célula é o coração do módulo solar.
Mais de 90% das células solares em uso em todo o mundo consistem de silício cristalino, o qual provou-se ao longo de décadas de utilização. No futuro, película fina de células também vai desempenhar um papel mais importante, graças a materiais mais baratos de produção, superfícies mais homogêneas e outras características operatórias quando comparado com células solares cristalinas. A queda no preço do solar de silício em 2009 reduziu significativamente o diferencial entre os módulos cristalinos e de película fina. No entanto, tecnologia de película fina promete grande potencial futuro para alargar o leque de aplicações possíveis para a energia fotovoltaica. Isto também é verdade para as tecnologias que ainda estão sendo pesquisadas e testadas, tais como células fotovoltaicas orgânicas (OPV), que copiam os processos de fotossíntese observadas na natureza.
Sistemas fotovoltaicos de rede conectada estão disponíveis numa ampla variedade de classes de potência, que vão desde pequenos sistemas em apartamentos com uma produção de 1 kWp (quilowatt peak) a uma área de superfície solar módulo de aproximadamente 10 metros quadrados, com saídas de 100 MWp (megawatt peak). Existem pequenos sistemas com produções típicas de 3 a 4 kWp pode ser integrados facilmente em edifícios existentes. Sistemas médios com potências que vão de aproximadamente 30-100 kWp geralmente são montados em fábricas e escritórios, espaços agrícolas, escolas e outros edifícios públicos. Por último, sistemas de grande porte com saídas de 1 a 60 MW são construídos geralmente como “free-standing” sistemas em áreas abertas.
Energia solar!
A energia solar é uma fonte renovável, que é adquirida através do sol. É uma fonte de energia limpa e renovável, que pode ser usada para gerar energia ou até mesmo o aquecimento de água. Ela não é prejudicial a natureza, mas é pouco adquirida por seu custo alto, outra dificuldade é o armazenamento dessa energia. É uma energia que nao acaba nunca, e pode ser armazenada em reatores para ser gasta durante a noite.
MÓDULO SOLAR
São placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contínua (DC), similar às das baterias automotivas.
REGULADOR DE CARGA
Aparelho eletrônico que protege as baterias de sobrecargas e descargas excessivas, prolongando sua vida útil.
INVERSOR
Aparelho eletrônico que converte a energia elétrica DC (corrente contínua) em AC (corrente alternada) 110 ou 220 Volts, possibilitando a utilização direta dos eletrodomésticos encontrados no mercado.
BATERIA
Utilizadas para armazenar a energia gerada pelos módulos solares, para fornecer energia à noite ou em dias nublados.
COMO FUNCIONA
Os raios do sol, ao atingirem o módulo solar, geram , através de um fenômeno denominado efeito fotoelétrico, energia elétrica, que conduzida através de cabos é armazenada em baterias similar a dos automóveis. Esta energia acumulada, pode ser utilizada à noite ou em longos períodos de mau tempo. Entre a bateria, o painel e as cargas (lâmpadas, eletrodomésticos, etc), é instalado o regulador de carga, para proteção da bateria. No desenho abaixo, o funcionamento do sistema fotovoltaico em uma residência.
A energia eólica
A energia eólica tem sido utilizada em muitas regiões de todo o mundo durante séculos. Superada apenas por fábricas hidroelétricas e eólicas modernas, são a segunda tecnologia mais eficiente em sistemas de energias renováveis. Após o ano de 2010 ter sido decepcionante nos mercados de vento tradicionais da Europa e dos EUA, o setor agora está aguardando um retorno desta história de sucesso, não menos importante, devido aos impulsos do setor de energia eólica offshore.
As principais vantagens da Energia Eólica
Vantagens para a sociedade em geral
É inesgotável;
Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE)
PEÇA O
SEU
ORÇAMENTO
GRATUITO